domingo, 16 de junho de 2013

UM SEGUNDA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O CONTO " A PAUSA"

Objetivos:


  • ž  estimular o gosto pela leitura;
  • ž  desenvolver a competência leitora, escritora e discursiva
  • ž  desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
  • ž  estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo) e seus aspectos linguísticos
  • ž  inferir  e identificar informações explícitas e implícitas
  • ž  exercitar os conhecimentos dos elementos da narrativa;
  • compreender as particularidades da narrativa 

Conteúdos:


  • elementos da narrativa; 
  • análise literária;
  • gênero Conto;
  • vocabulário;
  • marcadores de tempo e lugar
  • paragrafação
  • pontuação

Tempo Estimado:


de 6 a 10 aulas

Ano: 

sexto ano

Material Necessário:



  • Conto Pausa  (cópias para cada aluno)
  • Dicionário
  • Caderno,lápis, borracha, caneta...
  • Internet
  • Datashow

Desenvolvimento:



  • Sondagem- oral

  • Apresentação do vídeo A Grande Família. 

Disponível em http://www.youtube.com/watch?
  •  Roda de conversa:
  •   Exploração do seriado...
  •   Biografia do autor Moacyr Scliar



Questionar o que eles esperam sobre um texto com o título “Pausa”.

Pedir que pesquisem a definição da palavra “Pausa” no dicionário.

Quais as situações que eles podem “pausar”.
  •   Fazer a leitura compartilhada do texto Pausa de Moacyr Scliar.
O que foi levantado anterior à leitura foi correspondido?

O que eles entenderam do texto?

Discutir sobre quem conta a história? Diferenças entre autor e narrador.

Onde aconteceu? Quanto tempo durou?

Quem são os personagens? Tema?

  Apresentação do vídeo: PausaFá512. 

Quais as semelhanças entre o texto e o vídeo?
Quais as semelhanças do texto e do vídeo com a nossa realidade?

ž  EM DUPLAS:

Refletirem e montarem uma tabela/ficha:
  1. Qual o tema do conto?
  2. Por que o autor usou o título “Pausa”?
  3. Qual o tipo de narrador? Ele participa da história?
  4. Quais são os personagens?
  5. Quais as características físicas e psicológica dos personagens principais?
  6. Localize os marcadores de tempo e espaço?
  7. Procurar as palavras que não conhecem no dicionário.
  8. Qual o momento de maior tensão no texto? E Qual foi o seu desfecho?

Produção escrita individual:

Fazer a reescrita da história, propondo um novo final. O personagem foi para casa e o que aconteceu?

Provocações:

Música:Cotidiano do Chico Buarque. Disponível em 
http://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8

Pense na sua rotina, no seu cotidiano, você gostaria de dar uma pausa? Em quê? (ESCREVA UM COMENTÁRIO PARA SER POSTADO, NUM MURAL, NUM BLOG, NO FACEBOOK)

 Avaliação:

  • Continua e Progressiva

 Referencias Bibliográficas:

ž  ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.
ž  SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.21.
ž  DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.








Um comentário:

  1. Márcia,Gostei muito de sua SD para o texto de Moacyr Scliar. Usar a música "Cotidiano" de Chico Buarque, é fazer uma leitura intertextualizada perfeita. O vídeo também é bem interessante. Parabéns!!Quando for possível trabalhar com esta proposta,publique no blog como foi. Peça também para que os alunos façam suas leituras e compartilhem no blog.
    Penso que deveríamos usar o blog para que nossas aulas possam ser compartilhadas. Os alunos iriam gostar de verem o resultado de seu trabalho publicado em um ambiente virtual.

    ResponderExcluir