sábado, 8 de junho de 2013

Depoimento : As primeiras experiências com leitura...

É muito emocionante recordar das primeiras experiências com leitura e escrita.Lembro-me como se fosse hoje do  primeiro livro que ganhei ,quando a professora ao final do ano constatou que já estávamos alfabetizados  chamava-se : " O esqueleto" . E isso já faz 32 anos! 
Eu acredito que a grande responsável por eu ter essa paixão pela leitura tenha sido uma professora de leitura que eu tive no primário; lembro-me até de seu nome Rosana (E.M. Amadeu Amaral). E nesses encontros ela lia para nós ou cada um pegava um livro que quisesse ler naquele dia. Após a leitura ela conduzia uma conversava sobre o livro lido e sempre levantava questões para refletirmos e analisarmos. Parece algo tão simples , porém ela fazia essa atividade com uma sabedoria tão fascinante que consigo lembrar de algumas dessas conversas; porque ela aproveitava para ensinarmos sobre: moral, religiosidade e outros assuntos, além de nos apresentar ao maravilhoso mundo da leitura.
A escola promovia uma vez por ano a festa do livro. Esse dia era lindo porque a escola ficava toda enfeitada ;e colocavam uma cortina vinho de veludo no palco que dava um toque especial . Em uma ocasião tivemos a visita da escritora que havíamos lido o livro"Voar" - Mirna Pinsky . Eu achei isso incrível ! Imaginem  a honra que sentimos ao  dialogar com a escritora sobre o livro que lemos ? 
Outra experiência que adoro lembrar foi na 7ª série ,quando lemos um livro chamado" Vínculos " - autora : Lúcia Pimentel Góes e nossa professora fez uma atividade muito interessante : dividiu a classe entre júri, advogados de defesa , acusação e ré. A professora era a juíza e eu era a ré e o restante da sala era o júri e os advogados. Ao final da atividade fomos avaliados pela nossa performance e recebi muitos elogios.
Enfim, são muitas histórias para recordar e só hoje percebemos que esses fatos influenciaram até mesmo na nossa escolha de sermos professores de Língua Portuguesa. E nesse momento começam a brotar em meus pensamentos mais acontecimentos que marcaram minha iniciação nesse hábito encantador que é a leitura e a escrita .Quem sabe eu não escreva um livro  sobre essas memórias tão marcantes em minha vida ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário