quarta-feira, 5 de junho de 2013

Relembrando caminhos já percorridos


Descobri a escrita aos sete anos, quando recebi a famosa cartilha :Caminho Suave.Isso aconteceu no sertão nordestino, em uma sala da aula multi-seriada. Antes disso, não havia tido nenhum contato com a língua escrita.Lembro-me que no início, o que mais chamou-me a atenção foram os desenhos coloridos.Letras e palavras eram desenhos para mim.Frequentar aquela escola ,conhecer as cores,as letras, era algo mágico. Não aprendi a ler e nem a escrever nesta escola,mas havia me apaixonado pelos livros.
Quando fiz oito anos, meus pais perderam tudo numa grande seca e viemos para São Paulo tentar uma vida melhor. Aqui,fui de fato alfabetizada. Comecei com as estórias dos livros didáticos.Descobri,na biblioteca de uma vizinha professora, os gibis, as fotonovelas, Narizinho, Emília,Pedrinho e a Coleção Vaga-Lume toda. Só parava quando era interrompida pela minha mãe que dizia que eu vivia no “mundo da lua.
Na adolescência, lia de tudo que caía em minhas mãos: Sidney Sheldon ( o Nicolas Sparks da época), Agatha Christie, Simenon, Patrícia Highsmith. Eram livros emprestados por uma senhora que lia romances policiais.Eu não tinha como comprar livros, todos os livros lidos não eram meus, por isso meu maior sonho era trabalhar em uma livraria.
 Só fui descobrir os clássicos da literatura brasileira no “colegial”. Fiquei perdidamente apaixonada pelo Álvares de Azevedo.Lia, relia, reescrevia suas poesias. Li “O Quinze” de Raquel de Queiroz e esse livro me fez chorar.Entendi que aquela leitura era diferente de tudo que já havia lido.Aquilo tocou-me de uma tal forma, que pedi sugestões a minha professora de Português e ela indicou-me: “Vidas Secas”.Aí não parei mais.Fiquei deslumbrada com a forma de narrar de Graciliano. Seus personagens tinham uma história da vida muito parecida com a história de minha família.Pensava:”como alguém é capaz de expressar tão bem os sentimentos e os pensamentos destes personagens?
Fui livreira até começar a lecionar. Quando me formei,fiquei em dúvida entre continuar na profissão e tornar-me professora,mas assim que comecei, tive a absoluta certeza de que havia tomado a decisão acertada. Penso que minha paixão pelos livros desperta nos alunos o desejo pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário