sexta-feira, 14 de junho de 2013

O Primeiro Beijo em uma Sequência Didática




    Esta proposta de atividade foi desenvolvida  para o  Curso Melhor Gestão Melhor Ensino. É uma versão já  revista  e esperamos que novas  ideias sejam acrescentadas.O Objetivo da leitura é trabalhar a competência leitora , bem como identificar os elementos de uma crônica.

 Turma : 7º ano

 Tempo: 04 aulas aproximadamente

Sensibilização para o início da sequência:


    Apresentar à turma uma imagem de O Beijo, de Klimt e uma foto de um beijo infantil.



                                                           O Beijo. KLIMT


                                                                   O Beijo

  Contextualização: A intenção é explorar oralmente, todos os detalhes possíveis :

  • Os beijos vistos nas imagens são semelhantes? São diferentes? Por quê?
  • Imagine onde e como os beijos tiveram início.
  • Crie um outro título para as imagens, depois justifique sua resposta.
  • Você conhece personagens de filmes e livros que revelaram ou viveram o primeiro beijo?
  • Quais os tipos de beijo que existem?
  • Você já beijou assim? Como foi?
  • Como vocês acham que foi o meu primeiro beijo?


  Contextualização: após a atividade oral ( leitura dos textos visuais), o professor deve apresentar aos alunos o texto que será lido. E começar perguntando:

  • Vocês conhecem outros textos com esse nome?
  • Já leram algum outro texto deste autor?

Atividades:

    Aqui o professor pode apresentar o livro de onde o texto foi retirado ( ou uma imagem do livro, ou título).Ele fará uma leitura em voz alta, enfatizando a pontuação e a entonação. Pede que eles fiquem atentos para perceberem como é que ocorre o beijo entre os personagens. Ainda oralmente, pede aos alunos que comparem o beijo do texto com os beijos das imagens apresentadas.

   Os alunos já trabalharam com crônicas anteriormente, e no momento seguinte, as questões que se seguem devem voltar-se tanto para a compreensão dos fatos narrados como para a estrutura do gênero em questão, possibilitando aos alunos reconhecerem o que caracteriza o texto como sendo uma crônica e que elementos o direcionam para sua compreensão.


  • A história é narrada na 1ª ou 3ª pessoa? Como você concluiu isto?
  • Identifique o discurso direto retirando do texto um exemplo.Explique a razão de sua escolha.
  • Quais são os apelidos recebidos pelo personagem masculino? Por que ele recebe estes apelidos?
  • Que idade você acha que tinham os personagens quando deram o seu primeiro beijo? Como você chegou a esta conclusão?
  • Em :" as contas de telefone aumentaram, depois diminuiram... e foi ficando nisso.Explique o que o autor quis dizer neste trecho.
  • Como você acha que a história termina? Como terminam hoje, as experiências do primeiro beijo?
  • Qual é o tipo de texto em questão? Qual a finalidade do autor ao escrevê-lo? Onde você acha que ele foi publicado?



Meu Primeiro Beijo 

 Antônio Barreto



    É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... 
   Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo. 
Te amo muito! 
Paracelso"
    E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
     No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus,
veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
     Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias
e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou
na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina;
0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo
menos 250 bactérias...
    Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
    E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!


BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6. Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

Um comentário:

  1. Gostei!!! dá pra pegar umas Já estou indicando pras colegas da Bahia. Beijos, Val!

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