Esta sequência didática foi elaborada no curso presencial Melhor Gestão Melhor Ensino, pelos professores da Diretoria de Ensino Leste 1, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura e a identificação dos elementos que compõem a narrativa.
Esperamos comentários e sugestões de novas ideias para a melhoria da aplicação da Sequência Didática.
OBJETIVOS
- Estimular o gosto pela leitura
- Desenvolver a competência leitor e escritora
- Inferir e identificar informações explícitas e
implícitas dentro do texto
- Identificar os elementos da narrativa
- Reconhecer a intertextualidade
TURMA 8º ANO / 7As séries
TEMPO ESTIMADO: 4 A 6 AULAS
ANTES DA LEITURA
SONDAGEM: conhecimento prévio em roda de conversa
- O que é para vocês uma “PAUSA”?
- Pesquise o significado de “PAUSA”?
- Quais as situações em que vocês podem “PAUSAR”?
- O que vocês acham que encontrarão em um texto com o
título de “PAUSA” ?
LEITURA COMPARTILHADA
O professor lerá,
com os alunos, o texto “PAUSA” – Moacyr Scliar, com entonação adequada e fazendo
inferências, bem como durante a leitura questionamentos, para que o aluno
consiga opinar com criticidade a cerca do assunto em questão “PAUSA”.
PAUSA - MOACYR SCLIAR
Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
-- Vais sair de novo, Samuel?
Fez
que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas
eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra
azulada. O conjunto era uma máscara escura.
—
Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.
—
Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente
Ela
olhou os sanduíches:
—
Por que não vens almoçar?
—
Já te disse; muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A
mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga. Samuel pegou o
chapéu:
—
Volto de noite.
As
ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava
vagarosamente; ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Como pacote de sanduíches debaixo do
braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve-se ao chegar a um hotel
pequeno e sujo.
Olhou
para os lados e entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão,
acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o
gerente. Esfregando os
olhos, pôs-se de pé:
-
Ah! seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
-
Estou com pressa, seu Raul - atalhou Samuel.
-
Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. - Estendeu a chave.
Samuel
subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas
mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-no com curiosidade:
-
Aqui, meu bem! - uma gritou, e riu; um cacarejo curto.
Ofegante
Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave. Era um aposento pequeno: uma
cama de casal, um guarda-roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água,
sobre um tripé. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um
despertador de viagem, deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou
a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; com um suspiro, tirou o
casaco e os sapatos, afrouxou a gravata.
Sentado
na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de
embrulho, deitou-se e fechou os olhos.
Dormir.
Em
pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a mover-se: os automóveis buzinando,
os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um
raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão
carcomido.
Samuel
dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa. Perseguido por um índio
montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa,
nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia-se e
resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas.
Sentou-se na cama, os olhos esbugalhados; índio acabara de trespassá-lo com a
lança Esvaindo-se em sangue, molhado de suor. Samuel tombou lentamente ouviu o apito
soturno de um vapor. Depois, silêncio.
Às
sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama ,correu para a bacia,
lavou-se. Vestiu-se rapidamente e
saiu. Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
-
Já vai, seu Isidoro?
-
Já - disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
-
Até domingo que vem seu Isidoro - disse o gerente.
-
Não sei se virei - respondeu Samuel, olhando pela porta; anoite caía.
- O
senhor diz isto, mas volta sempre - observou o homem rindo.
Samuel
saiu.
Ao
longo do cais, guiava lentamente. Parou um instante, ficou olhando os
guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa
APÓS
LEITURA
-
Quais o personagens da narrativa?
-
Quais os espaços em que ocorrem a narrativa?
-
Quanto tempo durou a história?
- Há
marcas de tempo no texto, quais?
- O
predomínio no texto é de tempo psicológico ou cronológico?
-
Quem conta a história? Ele participa ou não dela?
-
Qual a ordem em que acontecem as seguintes ações?
( ) Samuel subiu quatro lances de escada.
( ) O despertador tocou às 7horas.
( ) A mulher coçava a axila.
( ) Estacionou o carro numa travessa
quieta.
( ) Um raio de sol entrou pela cortina.
-
Descreva como você imagina que seja cada personagem.
INTERTEXTUALIDADE
Após
a leitura e responder essas atividades, o professor levará os alunos à sala de
vídeo para assistirem ao filme “CLICK”.
APÓS
O FILME (discussão oral)
-
Quais os personagens, espaços e tempo do filme?
- O
que o filme tem de parecido com o texto “PAUSA” ?
-
Vocês gostariam de poder ter um controle remoto para parar a vida a qualquer momento? Justifique sua resposta.
PRODUTO
FINAL
-
Reescreva o texto PAUSA em 1ª pessoa, sobre o seu dia a dia (em qual momento
de sua vida, que você pausaria?)
Rô,
ResponderExcluirO texto é mesmo um bom exemplo para se trabalhar os elementos da narrativa.Eu adorei a proposta de uma produção textual na 1ª pessoa. Se você tiver a oportunidade de trabalhar com esta SD, publique aqui as melhores produções dos alunos.Parabéns
Olá o conto a pausa é um ótimo texto para trabalhar com os recursos como o do Filme Click que se encaixa, poderíamos sugerir aos alunos fazer uma publicação dos trabalhos com o texto ou em mural ou num ambiente virtual. Parabéns!
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